exposição Inverno na Provence. Lombardi Galeria, São Paulo | setembro e outubro de 2018
artistas: André Cunha, Bernardo Dorf, Helena Rios, Leco Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Greco, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna
fotografias da exposição. Paola Vianna
Os trabalhos apresentados na exposição “Inverno na Provence” – realizada de setembro a outubro de 2018 na Lombardi Galeria, em São Paulo – são resultado da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, ocorrida no início de 2018, na região da Provence, sul da França.
A residência foi concebida como parte de um projeto de reflexão e formação em fotografia, o Territoire Sensible. Dirigido por Pierre Devin, o Territoire Sensible é um espaço de liberdade e uma ferramenta para ação e reflexão. Possui diferentes frentes de trabalho, tendo como projeto mais consolidado a Missão Lance Ventoux – MLV.
A MLV tem como objetivo a geração de um acervo de obras visuais e literárias que permitam uma reflexão sobre o território da Provence e suas mutações ao longo da história.
A residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva” teve como objetivo a inserção dos oito fotógrafos participantes em um novo biótopo, no qual a princípio eram estrangeiros. Helena Rios e Marcelo Greco, diferentemente dos demais fotógrafos, já tinham contato com a região e desenvolviam seus trabalhos há algum tempo. Sob direção artística de Pierre Devin, os fotógrafos deveriam, a partir de pesquisas sobre a região e do contato com o biótopo em questão, desenvolver ensaios autorais. Alguns dos ensaios foram convidados a fazer parte do acervo da MLV.
O formato colaborativo aliado à autonomia e à responsabilidade de cada autor sempre foi a base deste processo. O que vemos aqui faz parte de uma história que continua sendo construída.