Em 2019, quando me preparava para uma breve residência no norte da Itália – mais especificamente na cidade de Cremia, local de origem de minha avó Francisca Marchetti – tive acesso ao diário de guerra de meu bisavô Domenico Marchetti. Julia Marchetti Polinesio, filha de Domenico Marchetti e minha tia avó, traduzira o diário do pai na década de 1990 e presenteara seus filhos e netos com cópias do documento. Um de seus filhos, Claudio Polinesio, emprestou-me seu exemplar.

Julia dedicou este exemplar a seu filho Claudio, sua nora e seus netos com as seguintes palavras: “Fiz esse trabalho com a emoção de sentir o passado tornar-se vivo e atual, e com a alegria de poder oferecê-lo a vocês. Para Lau, Celinha, André, e Luana. Com carinho, Julia. Setembro 1998”. Foi também com a intenção de oferecer essa história a meu filho, meus sobrinhos e aos filhos que venham a ter que resolvi atualizar este documento e a ele incorporar novos elementos.

Mantive o texto original. Mantive também as imagens presentes no documento de Julia Polinesio e acrescentei outras fotografias que pertenciam ao meu bisavô e que estavam guardadas, com outros materiais, no sótão da torre de Cremia – propriedade que fora de Domenico Marchetti e que hoje pertence a Sonia e Pietro Mistò. Em visita ao local, em 2013, recebi este material do casal Mistò. Copiei, no rodapé das páginas, os escritos presentes no verso de cada uma das fotografias. Não encontrei citações sobre o autor das imagens.

Os nomes de locais ou de pessoas que aparecem marcados em negrito ao longo do texto referem-se a alguma das imagens presentes no final deste caderno.

Acrescentei um pequeno texto escrito por Domenico Marchetti em 1918 e um mapa etnográfico da Albânia. O mapa, disponibilizado pelo site da Library of Congress, mostra os prováveis limites do país em 1919. Nele aparecem alguns dos lugares citados por Domenico Marchetti em seu diário. 

Helena Rios, 2020


texto. Domenico Marchetti
tradução para o português. Julia Polinesio
direção artística. rios.greco
impressão sobre papel pólen bold. Gráfica Águia, São Paulo
encadernação artesanal. Luciana Prado
tiragem. 3 exemplares
ISBN. 978-65-992520-0-6